POR UMA EDUCAÇÃO HUMANISTA
Assim, vamos “jornadeando” a vida com uma diminuta bagagem de conhecimentos científicos, acreditando que somos “acadêmicos”, "intelectuais". Só que essa equipagem não tem sido suficiente para que possamos resolver as questões aqui mencionadas e outras, tais como problemas, inclusive de natureza prática, como construir a própria humanidade com saúde, sabedoria, prosperidade e cultura de paz.
A escola ainda é aquela que DEPOSITA “dados” nas mentes humanas, quando, inclusive, na Era da Informação, essa função se torna completamente desprovida de sentido, desnecessária até. Então, para que existe a escola? Para que frequentamos a escola, se hoje podemos aprender em um click o funcionamento básico de uma célula humana? É preciso reconfigurar os conceitos de escola e de educação. Seus papeis, funções e, inclusive, o desempenho e roteiro dos protagonistas envolvidos neste cenário. Nosso trabalho aponta para estudos e pesquisas de uma educação que de fato, dignifique a vida, a partir da revelação acerca das razões que sustentam a experiência humana. Temos um referencial teórico incomum, baseado na retomada da Filosofia Clássica, nos estudos de Edgar Morin e de pesquisas na esfera de Pedagogias Humanistas que já possuam experiências exitosas, assentes nas bases teóricas de González Pecotche, criador de Pedagogia Logosófica e Rudolf Steiner, fundador da escola Antroposófica. Referenciais que nos apontam para o que denominamos de um “neo-humanismo” na educação, que se RESSIGNIFICA, em primeiro lugar, a partir de si mesmo.
Acredito, que você, assim como eu, ficará perplexo/a ao descobrir que PRECISAMOS despertar e REINVENTAR a educação, não para o século XXI, ou XXII, XXIII, mas para quem de fato, somos... “seres espirituais” em uma condição...temporariamente, humana. E por fim..fica o meu convite: Venha fazer parte desse movimento em prol da “Bandeira” do Humanismo na Escola..Siga nossas redes...Complete a o seu arquétipo humano conosco.
Fraternalmente, Profa. Sheyla Fontenele (nov.2022)

