O QUE É EDUCAÇÃO INTEGRAL?
Educação Integral. Esse é um tema que nem sempre é fácil conceituar, e que por outro lado, é jargão de muitas escolas “Educamos integralmente”. Mas afinal de contas, que educação integral é essa?
Por: Sheyla Fontenele
3/5/20233 min read


Esse é um tema que nem sempre é fácil conceituar, e que por outro lado, é "jargão" de muitas escolas “Educamos integralmente”. Mas afinal de contas, que educação integral é essa?
A educação integral é aquela que oportuniza que cada educando possa atingir sua plenitude enquanto “ser humano”.
Quando olhamos para uma semente de maçã, o que vemos? A possibilidade da existência, não de uma macieira, mas de intermináveis, infinitas macieiras. E cada uma delas com a prerrogativa de ser a “melhor macieira” que puder. Entretanto, por “n” fatores, nem sempre a semente cumpre esse destino.
Analogamente ocorre o mesmo com a árvore humana. Somos sementes com potência de sermos o melhor que pudermos. Mas, para que essas sementes ótimas germinem, precisamos de um cultivo necessário, é aí que entra a “educação integral”, da semente humana, para que cresça em plenitude. Naturalmente que, para nós, humanos, que temos a oportunidade de nos transformarmos, e para aqueles que já perceberam que precisam realizar um ininterrupto processo de evolução da consciência, esse estado de plenitude sempre estará no momento do AGORA. Agora sou o melhor que posso ser, dependendo dos esforços realizados em direção ao próprio aperfeiçoamento.
Algo que parece ser confuso, é se a educação integral tem como objetivo promover o desenvolvimento acadêmico e qualitativo dos estudantes? SIM, esse é um dos resultados esperados. A educação integral mantém viva a relação com o conhecimento científico, de modo que esse ensino seja robusto. Entretanto, o conhecimento dessa órbita é MEIO e não FIM. O que está em evidência na educação integral é o SER HUMANO. E que ele possa desenvolver-se como um todo e não só do ponto de vista da intelectualidade.
A educação integral é aquela que forma o ser do individual para o coletivo, e vice-versa. E é promotora do desenvolvimento humano nas três dimensões em que se sustenta sua configuração: “bio, psico, espiritual” (PECOTCHE, 2015), dando condições para que se movimente assertivamente também na esfera social.
É uma educação dirigida ao autoconhecimento, e assim nos descobrimos enquanto seres intelectuais, emocionais, reflexivos, sociais, éticos, morais etc. Essa abordagem educacional busca formar indivíduos melhor preparados para lidar com a vida, em todas as instâncias em que ela se apresente, de modo que possa compreender a própria existência, e a do todo criado.
Nessa perspectiva integral, a educação humanista, citamos em especial a Logosófica, é a que dispõe de princípios e métodos que permitem uma formação dessa natureza, de modo que se possa encontrar os sentidos e significados do que significa “o bem viver”, o “viver” bem e a vida boa, pois essas concepções estarão assentes na descoberta de que viemos para esta experiência humana com dois propósitos fundamentais: a auto educação, em prol de uma evolução da consciência, e a partilha inteligente desse processo de auto aperfeiçoamento com os demais. Ou seja, sermos “servidores” da humanidade, servir para que tenhamos uma melhor geração humana.
Assim, a educação que foca no ser “POR INTEIRO” forja as bases para a felicidade, pois aprendemos a desenvolver as competências e habilidades da inteligência, da sensibilidade, aquilo que há de melhor no ser humano. Passamos a saber como pensar e como bem pensar, assim como incrementamos valores como a discrição, a honestidade, a percepção de justiça, e desenvolvemos sentimentos da mais elevada hierarquia, tais como a bondade. Além disso, a educação quando é de fato integral, promove a formação de seres conscientes, capazes de refletir e agir socialmente sobre ética, cidadania, inclusão e solidariedade, sendo o respeito uma das bases dessa educação, que é acolhedora, afetiva e em que a tal “diversidade” não é nada mais e nada menos do que a prática do reconhecimento de que ..SOMOS TODOS DIFERENTES, singulares, únicos.
A educação integral será aquela, portanto, que forma O SER COMO UM TODO, não dividido. Pertencente a uma só civilização..a humana. MAS PARA ISSO há um caminho a ser desbravado, o de uma NOVA CULTURA, a que liga ESPÍRITO HUMANO A ESPÍRITO HUMANO.
REFERÊNCIAS:
PECOTCHE, Carlos Bernardo González. O mecanismo da vida consciente. 16.ed. São Paulo: Editora Logosófica. Disponível em: https://logosofia.org.br/wp-content/uploads/2018/12/O-Mecanismo-da-Vida-Consciente_16Ed.pdf Acesso em 04 mar. 2023.