O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS
O ensino de filosofia para crianças: significados, possibilidades e perspectivas atuais
O ensino de Filosofia para crianças: significados, possibilidades e perspectivas atuais
MA. JOANA DARC DO NASCIMENTO BARROS
Tipo de Trabalho: DISSERTAÇÃO
RESUMO
A investigação “O ensino de Filosofia para crianças: significados, possibilidades e perspectivas atuais” foi motivado pela experiência da pesquisadora no campo da Filosofia, ao registrar que é na fase da infância que os primeiros conceitos e aprendizagens que forjam o caráter humano se constroem. Visa compreender quais os significados, as possibilidades e as perspectivas do ensino de Filosofia para crianças na atualidade a partir da realidade brasileira. A investigação é de natureza qualitativa, em que a primeira parte se desenvolve a partir da revisão bibliográfica e documental. O segundo momento é marcado pela pesquisa empírica com trabalho de campo, de cunho participante. A investigação teórica foi organizada em três capítulos: a) A filosofia: desvelando origem, espaços, tempos e interfaces com a educação; b) Retratos da educação na infância: “ser-estar” criança, a escola, a família; c) O ensino de Filosofia para crianças: concepções, programas, modelos e ensaios. A pesquisa de campo foi estruturada em duas fases, realizadas numa escola pública de Ensino Fundamental, no município de Pau dos Ferros/RN, em que na primeira etapa foram desenvolvidas entrevistas de natureza semiestruturada com a direção e o corpo docente. A segunda etapa, de teor participante, foi organizada a partir de uma oficina temática com os alunos da escola lócus, com a idade de aproximadamente dos sete aos 11 anos de idade. Consistem em principais resultados deste trabalho o preenchimento da lacuna no quesito das discussões do ensino de Filosofia no Brasil, assim como da criação de um espaço de resistência à tentativa de seu “esvaziamento”. A pesquisa gera a perspectiva de criação de uma rede de pesquisadores/as que possam se debruçar sobre a temática e gerar produções no campo.
Palavras-chave: Ensino. Filosofia. Infância.

