AS DIMENSÕES ÉTICA E EMOCIONAL NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DO PROFESSOR

O presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”.

Por: MORAIS, Vitória Régia de Oliveira Moura; MACEDO, Sheyla Maria Fontenele Macedo

1/4/20231 min read

Resumo:

Com base no paradigma interpretativo fenomenológico, o presente artigo discorre sobre as dimensões ética e emocional na formação identitária do vir a “ser professor”. A pesquisa é de natureza qualitativa e de revisão bibliográfica. Para tal, realizou-se um desbravamento epistemológico sobre as dimensões ética e emocional no corpo da formação da identidade docente, de modo a compreender a ética como atitude reflexiva sensível, e as emoções e os sentimentos como “bússolas” na orientação do percurso sensível a ser percorrido pelo professor no curso de sua profissão. O trabalho tem por objetivo identificar o “espaço” dimensional que a ética e o campo emocional ocupam na formação identitária do professor. Como resultados pontuamos que a ética e as emoções são dimensões que interagem em simultâneo nas esferas pessoal e profissional, e que tais dimensões compõem, juntas, uma espécie de “tinteiro identitário”.

Palavras- Chave: Profissão docente. Formação identitária. Emoção. Ética profissional.