AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: A ÉTICA HUMANISTA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A avaliação é neste trabalho apresentada como uma prática ética humanista.

MA. DEUVANIR DE SOUZA LIMA

6/8/20232 min read

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.xhtml?popup=true&id_trabalho=13904489

Tipo de Trabalho: Dissertação

RESUMO: A investigação intitulada “Avaliação da aprendizagem: a dimensão ética humanista nos anos iniciais do Ensino Fundamental” possui como objetivo geral: Analisar se a avaliação da aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental incorpora a dimensão ética humanista em suas práticas. A pesquisa se encontra vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Surgiu a partir do interesse da pesquisadora em meio a suas experiências docentes, com o objetivo de responder a seguinte problematização: “A avaliação da aprendizagem tem incorporado a dimensão ética humanista às práticas avaliativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental?”.

Ma. Deuvanir de Souza Lima

Trata-se de uma investigação qualitativa, da ordem descritiva em que se propõe o desenvolvimento de uma pesquisa de campo, cujos participantes são professores de uma escola dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, do Município de Pau dos Ferros.A pesquisa está estruturada em cinco capítulos. Desses, três são teóricos: a) A avaliação da aprendizagem: do breve histórico às concepções, sentidos e significados; b) A avaliação da aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental: o aparato legal vigente, repercussões no cotidiano escolar; c) A avaliação da aprendizagem na perspectiva ética humanista. Um capítulo se refere ao detalhamento da metodologia, e o último, visa apresentar os resultados obtidos da investigação empírica. A pesquisa é de teor original, dada a lacuna identificada acerca das discussões em torno da relação “avaliação e ética”. A partir dos resultados da pesquisa, espera-se contribuir para o pensar pedagógico com foco na aprendizagem e no desenvolvimento integral do ser. Pelos estudos já realizados, acredita-se que é preciso desenvolver o “olhar docente” a partir da dimensão ética humanista, de modo que o processo avaliativo se revele mais justo e significativo para todos os envolvidos. Vislumbramos que as descobertas dessa investigação também contribuirão para os intercâmbios acadêmicos acerca do fenômeno educativo da avaliação da aprendizagem, beneficiando assim, a comunidade cientifica como um todo.

Palavras-chave: Avaliação. Ética humanista. Ensino Fundamental. Anos Iniciais.