AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: SEU PAPEL NO ENSINO ÉTICO HUMANISTA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Por: Daniele Mirte de Oliveira

10/30/2023

Assim, a investigação visa “Compreender qual o papel das TDIC no ensino ético humanista de alunos do Ensino Médio”. Nossa pesquisa, de cunho qualitativo, fenomenológico e interpretativo foi organizada em dois momentos. No primeiro, a jornada se estendeu a partir de significativa revisão bibliográfica e da pesquisa documental. Desta forma, o trabalho possui 3 capítulos teóricos, em que destacamos os conceitos e interfaces entre educação, ética, ética humanista, TDIC e sua função mediadora na formação integral e humana. Na segunda parte, recorremos à pesquisa de campo, em uma turma do Ensino Médio, na área do conhecimento Ciências Humanas Sociais e Aplicadas.Foram utilizadas como técnicas de coleta de dados: a) Oficinas temáticas Integradoras (OTI), em que tomamos a observação participante como apetrecho para recolha de dados; b) Aplicação de questionários aos professores. Para a análise e tratamento dos dados adotamos o método de Análise de Conteúdo. O descortinar dessa pesquisa apresentou contributos inéditos à educação, dado que identificamos existirem lacunas que retratem a relação temática entre a TDIC e formação ética humanista. Identificamos nesse trajeto epistêmico, que são necessárias práticas pedagógicas que versem para além dos componentes curriculares. Refletimos, ser preponderante uma formação que integreas TDIC com a formação bio, psico, espiritual e social humana, considerando esses elementos-chave para a educação integral na contemporaneidade. Os resultados permitiram identificar o significativo potencial da ética humanista na formação humana e como as TDIC poderão acrescentar valores neste campo ao processo de ensino e aprendizagem, que precisa superar o paradigma do conteúdo em si, e avançar em direção à perspectiva do aperfeiçoamento humano.

https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=13854964

RESUMO:

A educação contemporânea tem privilegiado a formação conteudista e tecnicista em detrimento da formação do “ser humano”, o que implica, dentre muitas variáveis, na educação ética de foro humanístico. O problema se apresenta sob três cenários: o primeiro acerca dos sentidos, significados e o lugar que ocupa a ética humanista na educação. O segundo, as tecnologias como mediadoras nesse processo. E a última cena, a da juventude, que se encontra em um momento etapa da vida, em que necessita formar o pensamento reflexivo sobre as rotas que tomará em seu existir.